O irmão mais velho

“Mas ele se indignou, e não queria entrar” Lucas 15.28

Quando leio a parábola do filho pródigo, o que também me chama a atenção é a atitude do “irmão mais velho”. Quando o “pródigo” volta, seu Pai o recebe com atitude. Move-se de íntima compaixão, corre até o filho que está vindo, se lança ao pescoço e o beija. Dá-lhe a melhor roupa, põe anel na mão, manda matar o bezerro cevado e o come com os presentes. Organizou, ainda, MÚSICA E DANÇA. Com tudo isso, o “irmão mais velho” se zanga, e chateado reclama da atitude do Pai e se recusa a entrar. Pensa numa tribulação, num estraga prazer!!!

Então vem a declaração “reveladora” do Pai ao “irmão mais velho” dizendo “Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são suas”. Que terrível !!! O “irmão mais velho” não sabia aproveitar o que estava à sua disposição! Só descobriu que poderia ter desfrutado há muito tempo no dia em que despertou em si, um espírito de inveja.

Infelizmente há no meio da igreja de Jesus muitos “irmãos mais velhos” que não desfrutam da gloria de Deus que está presente, não se colocam à disposição do Reino, mas quando vê o Espírito Santo usando “os mais novos”, reclama. E às vezes os taxa de “neófitos”, “inexperientes”, etc… Síndrome do “irmão mais velho”.

Alegremo-nos. Está chegando um grande avivamento de conversões nesse tempo presente. Nós que somos os irmãos mais velhos, valorizemos tudo o que está à nossa disposição e não reclamemos dos mais novos que também podem ser usados pelo Senhor. Afinal, a Bíblia menciona o vinho na festa do casamento em Caná, certamente vindo em barris, mas a transformação se deu “em talhas”, recipiente nada convencional para vinho. Esse é nosso Mestre. Ele usa quem Ele quer, na hora que Ele quer e do jeito que Ele quer. Ele não aceita ser dogmatizado. Amem.

Que Deus te abençoe com essa palavra.

Um abraço de seu amigo
Pr Edilson Siqueira (Presidente)

Related Posts